O sistema de energia solar está ganhando cada vez mais espaço como uma solução sustentável e econômica para empresas. Com essa tendência, o sistema on-grid se destaca por conectar diretamente à rede elétrica, assim eliminando a necessidade de baterias. Essa tecnologia facilita o acesso a práticas sustentáveis.
Se você busca diminuir custos e adotar práticas mais sustentáveis, é fundamental entender como esse conceito.
O que é sistema on-grid?
É um tipo de instalação de energia solar diretamente ligado à rede pública de eletricidade permitindo que a energia gerada pelos painéis solares esteja sendo utilizada em tempo real, enquanto o excesso é enviado para a rede elétrica.
Quando a produção não se torna suficiente para suprir as demandas locais, a produção necessária é automaticamente complementada pela rede pública, garantindo um fornecimento contínuo.
Como funciona o sistema on-grid?
- Captação da luz solar: painéis solares instalados no telhado ou em áreas abertas captam a luz do sol.
- Conversão em energia elétrica: os painéis convertem a luz solar em energia elétrica com corrente contínua.
- Conversão para corrente alternada: um inversor converte a corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), o qual é o tipo de eletricidade utilizada em residências e empresas.
- Distribuição da energia: a energia elétrica em corrente alternada (CA) é utilizada para alimentar os equipamentos e aparelhos da empresa.
- Envio do excedente para a rede: se os painéis solares gerarem mais energia do que o consumo, o excedente é enviado automaticamente para a rede elétrica.
- Geração de créditos energéticos: a excedente enviada para a rede gera créditos energéticos para a empresa, que podem ser utilizados para abater o consumo em momentos de menor produção solar, como à noite ou em dias nublados.
A energia fotovoltaica, no sistema on-grid é usada imediatamente, e qualquer excedente é enviado para a rede elétrica, gerando créditos que podem ser utilizados em momentos de pouca ou menor produção.