Também conhecido como “relógio de luz”, um medidor de energia elétrica é peça fundamental na distribuição e comercialização de energia elétrica no Brasil. O aparelho é responsável por medir o consumo de energia elétrica de uma carga, sendo regulado mensalmente em kWh.
Através da aplicação do medidor de energia elétrica foi possível tomar nota de uma série de informações relevantes tanto ao consumidor quanto ao distribuidor de energia. Tensão, fator de potência, corrente e controle de carga agora são facilmente medidos e regulados.
Como consequência, uma empresa ou consumidor conseguem visualizar a perda ou roubo de eletricidade em caso de discrepância nos valores de sua conta de luz. Antes de entender como o aparelho funciona, é importante explicar que existes dois tipos de medidores: o medidos elétrico (ou eletrônico) e o medido eletromecânico. Ambos podem variar entre medidores monofásicos, bifásicos e trifásicos.
Medidor de energia elétrica: confira diferentes tipos
- Medidor de energia eletromecânico: mais antigo, o medidor de energia eletromecânico conta com um disco de metal cuja corrente gera um campo magnético sempre que uma corrente elétrica passa por suas bobinas. Mais do que isso, a velocidade de rotação do disco de metal é proporcional a intensidade do campo magnético girar, sendo um eficiente aparelho até os dias de hoje.
- Medidor de energia eletrônico: com um funcionamento eletrônico, a medição deste modelo acontece de forma digital, facilitando a captação e visualização de informações referentes à corrente elétrica. É o modelo mais utilizado nos dias de hoje, sendo de fácil aplicação e manutenção.