O carregamento de um carro elétrico é bastante simples, seguindo o que se espera. Basta conectar os carregadores elétricos, ligando uma fonte externa ao veículo. No entanto, existem diferentes modelos de carregadores e a primeira diferença a ser compreendida diz respeito à corrente.
Carregadores em Corrente Alteranada (AC) contam com a carga mais lenta (entre 6 e 12 horas), menos potente e de instalação mais simples. Já os carregadores que atuam em Corrente Contínua (DC) são mais potentes e contam com a carga mais rápida (entre 30 minutos e 2 horas).
Assim, existem modelos distintos:
- Wallbox: carregador elétrico instalado em uma parede ou totem; seguro e de corrente alternada;
- Carregador de emergência: portátil, costuma vir de fábrica e com baixa potência, podendo demorar até 40 horas para completar a bateria;
- Carregador portátil: similar ao carregador de emergência, porém, mais potente;
- Carregador de carga rápida: os carregadores mais potentes do mercado, possuem potência de 60 kW em corrente alternada e 400 kW na corrente contínua.
Saiba mais sobre o carregador portátil de carro elétrico?
O carregador portátil é um dos maiores agentes no avanço da popularidade e aceitação do carro elétrico. O acessório de carregamento pode ser transportado no porta-malas e pode ser conectado até mesmo em tomadas convencionais, de 110 ou 220 volts (V) para realizar a recarga da bateria.
Há diferentes modelos de carregadores portáteis, variando até a potência de carga de até 22 quilowatts (kW) em 3 fases. O tipo de carregador utiliza corrente alternada e pode ser compatível com tensões específicas, como em 220/380 V.
Ainda que possa ser conectada a tomadas convencionais, é preciso tomar cuidado. Conectar um carregador portátil com potência superior a 3,5 kW pode gerar sobrecarga da rede e incêndios.