Segunda maior fonte de energia no Brasil, a energia solar ganha cada vez mais espaço no mercado mundial. Basta dar uma volta por praticamente qualquer cidade do país que você irá se deparar com diversos painéis solares. Embora os aparelhos sejam sinônimo da energia solar, ainda há muito mistério acerca de seu funcionamento.
O funcionamento dessa modalidade é bastante simples. Os painéis solares (ou módulos fotovoltaicos) são responsáveis por captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica, na forma de uma corrente contínua (CC). No entanto, esse tipo de corrente, quando presente em um circuito, não muda o sentido de circulação.
Assim, a energia é levada a um inversor, cuja função é transformar a CC em corrente alternada (CA), sendo esta apropriada para o consumo. A partir desse momento, a energia pode ser direcionada para as mais diversas funções de uma residência ou indústria.
Energia solar: saiba mais sobre sua geração
Com o tempo, esse processo de geração de energia solar foi sendo aperfeiçoado. Graças aos inversores, é possível ter acesso a informações vitais sobre a produção de energia, sendo peça fundamental para seu monitoramento. Além disso, os inversores garantem a segurança do sistema fotovoltaico como um todo, justamente por sua função monitorial.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que a eficiência dos módulos solares está cada vez maior. Em 2024, a empresa Maxeon apresentou um modelo com 24.1% de eficiência. Ou seja, 24.1% dos raios solares incididos sobre o módulo são convertidos em energia elétrica.