Corrente alternada é uma das formas da corrente elétrica, funciona de maneira que o sentido da condução das cargas muda rapidamente, fazendo com que os elétrons oscilem em sentidos opostos. É altamente empregada na transmissão de energia elétrica e em motores elétricos. A produção desse tipo de corrente é feita por meio de geradores AC, presentes em todos os tipos de usinas de eletricidade, os quais são formados por uma espira condutora desenvolvida para rotacionar em alta velocidade quando esta inserida entre ímãs muito fortes.
Corrente alternada é feita por meio de geradores
Os geradores fazem uso de energia cinética externa, como a movimentação da água, vento, entre outras, para promover a rotação da espira condutora.
A rotação da espira faz com que ocorra uma mudança no fluxo magnético que por sua vez induz a formação de uma corrente elétrica de polaridade variável, a frequência relaciona-se com a velocidade que a rotação espira.
Apesar de apresentar um sentido, a corrente elétrica é resultado de um movimento caótico dos elétrons, por isso é considerada uma grandeza escalar.
Também são utilizadas para a produção de ondas eletrodomésticas, por exemplo, as antenas que transmitem o rádio e televisão são percorridas por correntes alternadas de alta frequência para emitir ondas de rádio.
Alguns aparelhos funcionam com o uso da corrente alternada, como máquina de lavar, aspirador de pó, ventilador, liquidificador, processador de alimentos e compressores.
Correntes alternadas são encontradas em linhas de transmissão, geradores, inversores de corrente e circuitos de alta tensão, além de serem usadas no transporte de energia elétrica desde as usinas de produção a os centros de distribuições até as residências.
O funcionamento da corrente alternada ocorre por meio da condução de elétrons que oscilam em volta de um ponto fixo a uma frequência de 60 Hz. Quer dizer que os elétrons fazem um movimento de vai e vem por 60 vezes durante um segundo.