A Energisa Sergipe informa que os clientes redobrem os cuidados, especialmente neste período eleitoral em que a adesivação do padrão de entrada é comum. A instalação do padrão de entrada de ligação de energia na área externa da propriedade permite a leitura eficaz do consumo de energia evitando a fatura pela média, que é permitida somente quando o acesso ao medidor de energia é impedido.
A leitura no medidor de energia é realizada por um colaborador da Energisa, mensalmente, com data informada na fatura. Desde o mês passado, em torno de 20 mil clientes foram faturados pela média de consumo em função do impedimento de acesso ao medidor. Nesses contextos, a média de consumo do cliente dos últimos 12 meses é calculada de acordo com a determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o que pode refletir no preço da conta no mês seguinte.
“Frequentemente encontramos obstáculos durante nossas visitas para realização da leitura, a exemplo de plantas, móveis, portões fechados, entre outros. Nesse período eleitoral, identificamos também adesivos no padrão de entrada, impossibilitando a leitura. Por isso, reforçamos a importância de deixar o medidor livre para que seja contabilizado o valor real de consumo ou que o cliente realize a autoleitura por meio dos canais digitais”, explica João Victor Sá, coordenador comercial da Energisa em Sergipe.
Outro ponto para ter atenção, além de impactar o valor da conta de luz, depois do terceiro mês consecutivo de impedimento de acesso, a empresa vai poder efetuar a suspensão de fornecimento de energia, de acordo com o determinado pela Aneel.
Autoleitura
A autoleitura é uma opção viável para todos os consumidores através dos canais digitais. O cliente deverá realizar a leitura do medidor até três dias antes da data da leitura prevista na conta de luz. O cliente precisará informar à Energisa o número que aparece no visor do medidor de energia. A informação coletada no medidor poderá ser enviada à distribuidora através do aplicativo Energisa On, site www.energisa.comou call center 0800 079 0196.