A estação mais quente do ano chega no hemisfério sul no dia 21 de dezembro. E não dá para negar que a conta de luz vai encarecer. Além do acionamento das bandeiras tarifárias 2, o aumento no consumo dos aparelhos de ar-condicionado, geladeiras, refrigeradores, entre outros, que são os “vilões” na sua conta de luz, também acontece.
Para economizar, siga essas dicas durante o seu verão! Algumas dessas dicas podem ser utilizadas o ano inteiro, certo? Na sua empresa e para sua casa.
Eletrodomésticos que mudam a temperatura são os que mais consomem energia na sua empresa e na sua casa. Dessa forma, o ar-condicionado precisa de uma atenção especial. Entendemos que com o calor que faz em todas as regiões do Brasil nesse período faz de um ar-condicionado um aparelho indispensável.
Por isso, escolha a temperatura certa e evite deixar qualquer parte do ambiente aberto. Investir em cortinas para que o sol não bata com tanta intensidade e aqueça ainda mais o ambiente é uma ótima atitude.
Ao contrário do que pensamos, deixar uma lâmpada ligada não vai fazer a sua conta de luz aumentar. Contudo, evitar o desperdício é sempre bom.
Dessa forma, as lâmpadas de LED são mais modernas e gastam muito menos energia que as fluorescentes. Se a sua companhia ou residência ainda não fizeram a troca, invista nessa mudança. Você vai ver uma boa diferença no fim do mês.
Com os banhos quentes, a conta de luz pode encarecer no fim do mês. Porque no calor é um desperdício de dinheiro ficar tão aquecido na hora do banho. Dessa forma, escolha tomar banho gelado ou, se você não conseguir, utilize o chuveiro no modo verão.
Abrir e fechar geladeiras toda hora, câmaras frias e outros refrigeradores é um problema na conta de luz. Observe também se a borracha desses aparelhos está fechando corretamente a porta. Dessa forma, não deixe esses equipamentos perto de outros que produzem calor, como o forno, por exemplo.