O ar condicionado é um dos maiores aliados da população quando as temperaturas chegam a números extremos. Seja o excesso de frio ou de calor, o aparelho é uma salvação, apesar de contar com um grande consumo de energia. No entanto, muitas pessoas não sabem como realizar a instalação de um ar condicionado.
Há diversos modelos disponíveis no mercado, desde os mais antigos modelos “de janela” até os splits e inverters. Esses últimos costumam ser os mais vendidos devido à sua economia e eficiência. Portanto, segue o passo a passo da instalação de um ar condicionado split de unidade interna.
- Verificar o manual de instrução e escolher uma parede de acordo com as recomendações, sem obstáculos para circulação de ar, suspensão de ao menos 2 metros e 15 cm de espaço livre em seu entorno;
- Fixar a placa de montagem;
- Montar a tubulação e furar a parede de acordo;
- Verificar as conexões elétricas de acordo com o diagrama de fiação contida no aparelho;
- Prenda a tubulação, dando atenção às inclinações necessárias à drenagem;
- Acomode o tubo de drenagem e fixe-o, utilizando chaves opostas e prendendo os demais tubos com fita isolante;
- Una o tubo de drenagem à unidade interna;
- Prenda a unidade interna na placa de montagem previamente fixada na parede.
Ar condicionado tem temperatura ideal para saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que existe uma temperatura ideal para colocar seu ar-condicionado a fim de gastar menos energia. Assim, é possível enxergar o aparelho como um aliado e não necessariamente um vilão durante os dias quentes.
A Anvisa afirma que a temperatura ideal para aparelhos de ar-condicionado gira em torno de 22ºC e 23ºC. Mais do que isso, a autarquia federal explica que a faixa de temperatura oferece aos usuários o que é chamado de “conforto térmico”, sendo, assim, mais saudável.
Assim, a temperatura permanece agradável, mas evita maiores choques térmicos. Vale ressaltar que existem outras opções para economizar o gasto do ar-condicionado, como realizar o vedamento do ambiente ou até mesmo optar por um aparelho que conta com o “modo econômico”.