Todo local abastecido por uma rede elétrica conta com uma coisa em comum: há uma entrada de energia. Esse padrão de entrada de energeria elétrica é composto por três elementos essenciais, sendo eles o wattímetro, um disjuntor e a caixa do padrão.
O wattímetro, também conhecido como medidor de energia elétrica, tem como função medir o consumo de energia elétrica da residência ou local em questão em kWh, analisando a potência depreendida em uma hora.
O disjuntor, assim como em outras situações, tem a função primária de proteger o sistema elétrico em casos de falhas, sobrecarregamentos, curtos-circuitos e afins. Quando alguma dessas anormalidades acontece, o disjuntor desliga a energia, protegendo outros aparelhos conectados à rede.
Por último, a caixa do padrão é um invólucro para a entrada de energia. Ou seja, trata-se de uma proteção aos componentes contra intempéries externas, tais quais chuva, sol, vento e contatos indesejados.
Como instalar uma nova entrada de energia?
Agora que você já sabe o que é uma entrada de energia, é possível falar de como instalar uma em sua residência. O primeiro passo a ser realizado é uma análise de seu sistema elétrica e, mais especificamente, da quantidade de potência por equipamento da residência. Assim, é possível dimensionar qual será o disjuntor correto para abastecer o projeto elétrico.
Após esse levantamento, é necessário fazer a conversão da potência de Watts (W) para Kw (Kilowatt). Esse valor será utilizado para realizar uma consulta diretamente com as concessionárias responsáveis pela distribuição de energia elétrica da região da instalação.
Nessa etapa, obtém-se as informações necessárias para realizar a instalação da entrada de energia, levando em consideração o valor da corrente elétrica do disjuntor, o tipo de fornecimento, a seção de condutor, entre outras informações relevantes.