Ao realizar a instalação de um carregador para carro elétrico, é preciso tomar nota de alguns pontos em preparação. Em primeiro momento, é necessário avaliar o local a ser instalado o carregador, levando em consideração a capacidade elétrica disponível. Dessa forma, é possível escolher o tipo de carregador mais adequado.
A instalação em si também necessita de diversos cuidados. Ao avaliar a necessidade de carregamento, realiza-se a seleção do carregador correto e busca-se entender as normativas referentes a tal modelo. O processo deve estar de acordo com o manual do fabricante, garantindo a correta fixagem do carregador e conexão da fiação.
Nesse ponto, é fundamental a contração de um profissional. Ao final da instalação, o profissional irá fazer um teste do carregador para carro elétrico e realizar uma revisão geral na instalação, conferindo se todos os pontos acima foram atendidos.
Carregador para carro elétrico: confira os modelos
Quando o assunto é carregador para carro elétrico, existem diversos modelos que podem ser utilizados em seu veículo. O carregamento, em si, segue a lógica esperada: basta conectar os carregadores elétricos, ligando uma fonte externa ao veículo. Ainda assim, as diferentes correntes resultam em modelos distintos.
Carregadores em Corrente Alteranada (AC) contam com a carga mais lenta (entre 6 e 12 horas), menos potente e de instalação mais simples. Já os carregadores que atuam em Corrente Contínua (DC) são mais potentes e contam com a carga mais rápida (entre 30 minutos e 2 horas).
Assim, existem os seguintes modelos:
- Wallbox: carregador elétrico instalado em uma parede ou totem; seguro e de corrente alternada;
- Carregador de emergência: portátil, costuma vir de fábrica e com baixa potência, podendo demorar até 40 horas para completar a bateria;
- Carregador portátil: similar ao carregador de emergência, porém, mais potente;
- Carregador de carga rápida: os carregadores mais potentes do mercado, possuem potência de 60 kW em corrente alternada e 400 kW na corrente contínua.