As smarts grids e redes inteligentes ajudam na redução de custos com energia enquanto eleva a eficiência. Elas fornecem uma gestão prática e dinâmica, uma vez conseguem monitorar o consumo de energia em tempo real e distribui-la de maneira mais eficiente.
Entenda o que são as smarts grids?
São redes elétricas inteligentes que oferecem mais controle e eficiência ao consumo de eletricidade. A diferença para as redes convencionais, que operam de maneira fixa e não conseguem se adaptar às variações de demanda, é que as smart grid utiliza tecnologias digitais para acompanhar e gerenciar o fluxo de energia elétrica em tempo real.
Dessa forma, a distribuição é ajustada de acordo com o consumo, otimizando o uso de eletricidade e reduzindo os desperdícios. Essa capacidade para se adaptar permite que os smart grids identifiquem falhas de maneira rápida e destinem a energia para uma distribuição mais confiável.
As redes inteligentes, são a versão evoluída das redes elétricas convencionais, contemplando tecnologias avançadas de comunicação e automação para melhorar o gerenciamento de eletricidade. Permitindo uma integração de maneira eficaz com os diferentes agentes do sistema elétrico por exemplo, as geradoras, concessionária e consumidores, promovendo a troca de informações em tempo real.
Essa conexão oferece um maior controle sobre o consumo, auxiliar na redução de perdas e otimiza a qualidade da distribuição.
As redes inteligentes, ou smart grids, fornecem benefícios consideráveis para o setor de energia e as companhias que usam as tecnologias, por exemplo:
Para conseguir aproveitar as vantagens das smart grids, é fundamental para utilizar de maneira estratégica a gestão de energia orientada por dados. As redes inteligentes viabilizam o acompanhamento constante e em tempo real do consumo, o que permite apontar e corrigir desperdícios.
Com essa automação e conectividade integrada, as companhias podem ajustar o uso de energia de acordo com a demanda, diminuindo as sobrecargas e elevando a eficiência dos processos. Adicionalmente, utilizar as tarifas dinâmicas ofertadas pelos smart grids ajudar a economizar ajustando o consumo em períodos mais econômicos, o que reduz os custos e aumenta a competitividade.