Assim como acontece no verão devido aos aparelhos de ar-condicionado, o inverno pode resultar em um grande aumento na sua conta de luz. Portanto, é interessante ter na manga algumas estratégias para aquecer sua casa e evitar gastar muita energia elétrica no inverno.
Algumas estratégias são bastante simples, como vedar bem seu ambiente, fechando portas e janelas para evitar que vento e ar frio entrem em sua residência. No entanto, algumas opções são menos óbvias, como ligar o exaustor. Quando utilizado no sentido horário, o ventilador “puxa” o ar frio para cima, mantendo apenas o ar mais quente abaixo.
Outra grande dica que pode parecer aleatória é o uso de um umidificador de ar. O aparelho pode ajudar a manter a casa mais quentinha justamente devido a um princípio físico: água retém calor, fazendo com que o ar úmido seja mais quente do que o ar seco.
A exposição da luz solar é outro aspecto natural que pode ajudar muito a evitar maiores gastos. É possível maximizar esse opção, buscando ao máximo reter o calor oriundo do sol, deixando as janelas e/ou cortinas abertas durante o período de exposição solar, fechando-as quando o sol se pôr.
Inverno e economia de energia elétrica
Logo de cara, é importante ressaltar que alguns dos aparelhos que mais consomem energia elétrica entram em maior uso no inverno. Um destes é a máquina de lavar e secar roupas, cujo consumo excessivo pode resultar em valores altos na sua fatura.
Portanto, busque otimizar seus ciclos de lavagem, estando atento às instruções de carga máxima para evitar sobrecargas. Além disso, dê preferência para secar roupas ao ar livre sempre que possível. Da mesma forma, otimize o uso de grandes aparelhos, como geladeiras e fornos.
Durante o inverno, é comum o uso de aquecedores aumentar exponencialmente. Novamente, busque a otimização de seu uso: mantenha portas e janelas fechadas enquanto o aparelho estiver em uso e desligue-o ao deixar o ambiente.
Uma ótima dica, também, é evitar banhos muito longos e, ao secar o cabelo, buscar tirar o máximo de umidade antes de utilziar o secador, diminuindo, assim, seu tempo ligado na tomada.