Um dos grandes mistérios brasileiros é como conseguir desconto na conta de energia. Cada vez mais cara, a taxação ocupa um grande espaço nos gastos da população e torna-se necessário encontrar alternativas para reduzir tal valor.
Há diversas opções, como a implementação de energia solar. Porém, há um grande custo inicial que muitos não podem arcar, dificultando sua implementação maciça pela população. Ainda assim, se você conta com a geração de energia com painéis solares, é possível se aplicar a um processo chamado Geração Distribuída. Em resumo, produtores de energia elétrica a partir da energia solar ganham descontos com as companhias de energia.
Desconto na conta de energia: conheça tarifas alternativas
A cobrança e análise do consumo de luz costuma ser alinhavado pela tarifa convencional. Nesse modelo, há apenas uma tarifa sendo cobrada a todos os momentos, independente do horário ou dia da semana. No entanto, há duas grandes alternativas para conseguir desconto na conta de energia.
Tarifa social
A Tarifa Social de Energia Elétrica ou TSEE é um programa do Governo Federal que fornece apoio a famílias e pessoas em situações de vulnerabilidade social e financeira. O desconto da Tarifa Social pode chegar a 65%, reduzindo o impacto dos aumentos das bandeiras tarifárias.
A tarifa social é direcionada a famílias de baixa renda (renda menor ou igual a meio salário mínimo) inscritas no Cadastro Único (CadÚnico); idosos com 65 anos ou mais; pessoas com deficiência; e pessoas portadoras de doenças que fazem uso contínuo de aparelhos carregados na rede de energia elétrica.
Tarifa branca
Em alternativa à tarifa convencional, é possível solicitar a tarifa branca. Esse modelo conta com diferentes preços para diferentes faixas horárias. Ao todo, são três categorias ao longo do dia. A tarifa é mais elevado nos horários de ponta, enquanto são mais baixas em horários fora de ponta. Há ainda um valor intermediário.
A definição do que constitui os horários de ponta, intermediário ou fora de ponta acontece a partir de um acordo entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e as concessionárias de energia locais. A tarifa branca é uma alternativa exclusiva de consumidores das classes Residencial, Rural, Industrial, Comércio, Serviços e outras atividades, Serviço Público, Poder Público e Consumo Próprio.