A diversidade e empreendedorismo estão cada vez mais conectados no atual panorama, o que proporciona uma junção que impulsiona o sucesso de várias empresas.
Para as organizações, a adoção de políticas de diversidade é sobre cumprir metas sociais e otimizar o ambiente profissional, estimulando a criatividade e atraindo um público mais diverso.
Isso porque estimula a inclusão de pessoas de diversas culturas, gêneros, etnias e habilidades criando um ambiente mais colaborador, inovador e adaptáveis, refletindo de maneira direta os resultados.
Neste texto, você entenderá as principais vantagens como um aumento de produtividade, otimização da reputação da marca e competitividade.
Entenda o que é diversidade
De maneira geral, a diversidade é sobre a inclusão de pessoas com características diversas, como por exemplo:
- gênero;
- etnia;
- orientação sexual;
- idade;
- cultura;
- crenças;
- habilidades.
Em um ambiente corporativo, isso quer dizer incluir indivíduos com diferentes perspectivas, o que enriquece a troca de ideias e aumenta a criatividade.
A relação entre diversidade e empreendedorismo é sobre a capacidade de inovar e adaptar que a inclusão entrega para os negócios.
Empresários que estimulam a diversidade em seus empreendimentos são capazes de atrair talentos de várias origens.
Essa prática traz soluções bem assertivas para as dificuldades do mercado, além da ampliação do alcance da marca representando melhor o que é diversidade para a sociedade.
A diversidade nas empresas também inclui o desenvolvimento de produtos e serviços mais diversos e inclusivos, atendendo a uma diversidade de clientes. Por isso que estimular essa ação é um diferencial estratégico para ter sucesso no mundo do empreendedorismo moderno.
A diversidade tem um impacto direto no sucesso das empresas, tanto de maneira positiva quanto negativa, a depender de como é tratada.
Na prática, a falta de diversidade gera ambientes prejudiciais, afastando talentos e comprometendo a reputação do empreendimento.
Por exemplo, o machismo se manifesta em salários desiguais entre homens e mulheres, também como assédio moral ou sexual, e práticas como “manterrupting” (termo em inglês que significa quando homens interrompem mulheres constantemente) e “mansplaining” (termo em inglês que significa explicações desnecessárias e condescendentes).