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Contas de Energia > Notícias > Combustível sustentável de aviação: Brasil quer produzir 1,6 bilhões de litros a partir de 2027
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Combustível sustentável de aviação: Brasil quer produzir 1,6 bilhões de litros a partir de 2027

A projeção é do Ministério de Minas e Energia e de companhias que estão se preparando para comercializar o combustível no país.

Isabela Oliveira
Última atualização: 11/11/2024 13:41
Isabela Oliveira
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Com a lei de Combustível do Futuro, em torno de 1,6 bilhão de litros de SAF (Combustível Sustentável de Aviação) irão ser produzidos no Brasil a partir de 2027.

A projeção é do Ministério de Minas e Energia e de companhias que estão se preparando para comercializar o combustível no país.

Hoje, não há produção de combustível sustentável de aviação por nenhuma companhia brasileira. Com o objetivo de atender o mercado nacional e internacional, empresas estão investindo na construção de plantas de SAF no Brasil.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, os investimentos no setor alcançarão R$17,5 bilhões até 2027. Existem quatro empresas apostando no combustível renovável de aviação no Brasil: 

  •  Acelen (macaúba): 1 bilhão de litros por ano;
  •  Raízen (etanol): as estimativas não foram divulgadas;
  • Petrobras (soja): 314,8 mil litros por ano;
  • BBF (palma): 250 mil litros por ano.

Redução das emissões de gases de efeito estufa por meio de combustíveis sustentáveis

Os operadores aéreos vão ser obrigados a diminuir as emissões de gases do efeito estufa nos voos domésticos através do uso do combustível sustentável de aviação a partir de 2027. As metas vão iniciar com 1% de redução e crescem gradativamente até alcançar 10% em 2037.

A análise das empresas aéreas Azul e Gol é de que uma única empresa de combustível não vai ser capaz de abastecer sozinha a demanda brasileira por SAF em 2027.

Por este motivo, a projeção é de que irá ser necessário comprar combustível de diversas fontes para cumprir a legislação.

Já a Latam entende que é necessário considerar a aquisição por meios alternativos para a descarbonização do setor aéreo, frente ao estágio inicial de desenvolvimento da produção de SAF na América Latina.

Segundo com Raquel Argentino, gerente de Sustentabilidade e Impacto Social da Latam Brasil, a companhia aérea pretende incorporar 5% de combustível sustentável de aviação em suas operações até 2030, preferenciando à produção da América do Sul.

“Atualmente, a quantidade de SAF no mundo é limitada e seu custo é elevado. Na América do Sul, o acesso a esse combustível representa um dos principais desafios para a descarbonização da indústria”, afirmou Raquel.

Eduardo Calderon, o diretor do CCO da Gol, diz que a empresa cumprirá a lei à risca, diminuindo as emissões em 1% a partir de 2027.

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