A Light anunciou na última quinta-feira, 31 de outubro, o lançamento do Programa de Recuperação de Energia e Redução da Inadimplência Orientado (PRORIO). A iniciativa tem o propósito de enfrentar de forma estratégica e constante duas das principais dificuldades da área de concessão da empresa: as perdas não-técnicas de energia, intituladas de “gatos”, e a inadimplência de consumidores.
O PRORIO está promovendo a ação conjunta entre os setores público e privado, sustentada por oito pilares estratégicos: político e institucional, tecnológico, comportamental, operacional, social, econômico, regulatório e legal.
“O PRORIO tem muitos problemas a tratar. Um deles é o consumo médio. Se você pegar a Maré, por exemplo, a tarifa social de energia foi modulada, em média, entre 130 e 150 kWh, visando caber no bolso do consumidor local, devido à vulnerabilidade no pagamento. Contudo, essa tarifa já não atende a essa comunidade. O Rio de Janeiro e Manaus apresentam as maiores sensações térmicas do Brasil, combinando temperatura e umidade, o que eleva o uso de equipamentos de refrigeração. O consumo na Maré chega a 300 kWh, por exemplo. Outra questão é o acesso a certas áreas geográficas, onde a concessionária enfrenta limitações. O PRORIO abordará todas essas questões”, explica Alexandre Nogueira, o presidente da Light.
Foco em sustentabilidade
Depois da fase estudos e diagnósticos iniciais, vão ser formuladas novas medidas para a redução de perdas comerciais e a inadimplência de forma sustentável, focada em manter esses índices baixos no longo prazo.
“A perda de energia não é apenas um problema do Rio de Janeiro. Queremos, utilizando a força que a Light possui e aproveitando a oportunidade de contar com profissionais brilhantes trabalhando pelo Rio, que isso seja suficiente para apoiarmos o regulador, o executivo, o legislador — tudo o que for necessário e relevante para que possamos construir um modelo, um setor e condições melhores para as pessoas que dependem desse bem essencial que é a distribuição de energia”, destaca Felipe Tenório, superintendente de regulação da Light.
Reduzir as perdas comerciais e a inadimplência é fundamental para a sustentabilidade financeira da Light, permitindo que a companhia invista mais na melhoria dos serviços e na operação de seus ativos.