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Contas de Energia > Notícias > Com investimento de R$ 7,6 bilhões a maior obra rodoviária brasileira sairá do papel
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Com investimento de R$ 7,6 bilhões a maior obra rodoviária brasileira sairá do papel

Mato Grosso assume um papel central na execução da obra.

Isabela Oliveira
Última atualização: 07/10/2024 11:23
Isabela Oliveira
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Depois de anos de promessas que não foram cumpridas, a maior obra rodoviária do Brasil está em andamento, com um investimento de R$ 7,6 bilhões.

A duplicação da BR-163 no Mato Grosso tem como propósito a transformação da logística nacional e a geração de até 5 mil empregos, aliviando gargalos no escoamento de uma das maiores regiões produtoras de alimentos do país.

O Mato Grosso é maior produtor agropecuário do Brasil e assume um papel central na execução da maior obra rodoviária do país.

O estado, que se destaca pela produção de soja, milho, algodão e carne bovina, há anos vem enfrentando dificuldades para escoar sua produção em função da infraestrutura insuficiente.

A BR-163, que corta a região, sempre foi vista como uma alternativa para a solução dos problemas logísticos, porém sua duplicação foi marcada por incertezas e interrupções.

Atualmente, sob o comando da empresa estatal vinculada ao governo do Mato Grosso, Nova Rota do Oeste, a obra ganhou uma nova tentativa. O investimento previsto de R$ 7,6 bilhões promete duplicar 444 quilômetros da rodovia.  

Uma obra fundamental

De acordo com o governador do estado, Mauro Mendes, a BR-163 vai ser fundamental para o desenvolvimento de todo o país, e não apenas da região.

A obra está sendo acelerada com o objetivo de ser entregue em cinco anos. Esse ritmo vai elevar a média de duplicação de 55,5 km para 88,8 km por ano, se tornando um exemplo de eficiência e planejamento em infraestrutura. 

O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, ressaltou o tamanho do desafio, dizendo que o projeto não é somente uma obra de infraestrutura, mas uma iniciativa crucial para garantir o escoamento da produção agrícola brasileira.

“A BR-163 é mais do que uma rodovia, é a espinha dorsal do agronegócio. O progresso do país depende diretamente da capacidade de transportar sua riqueza de forma eficiente”, afirmou Cidinho.

Atualmente, essa rodovia movimenta em torno de 70 mil carretas por dia, transportando produtos que sustentam a economia do país. 

A obra não impactar apenas o Mato Grosso. A BR-163 é o corredor rodoviário principal para o agronegócio, ligando o coração do país ao mercado internacional.

Com a duplicação, a expectativa é de uma redução significativa nos custos logísticos para os produtores, além de mais segurança para os motoristas.

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