O governo do Estado tem a intenção de colocar o Rio Grande do Sul como destaque na produção de energia renovável e por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico assinou o protocolo de intenções para que o projeto de construção do Complexo Eólico Três Divisas, na região Oeste do RS seja desenvolvido.
Esse projeto abrange os municípios de Alegrete, Quaraí e Uruguaiana e conta com um investimento de R$ 3 bilhões e tem previsão de mais de mil postos de trabalho.
Foi destacado pelo governador Leite que não faltará esforço para a construção do Complexo Eólico e que a partir do investimento nesse projeto, outros empreendimentos relacionados ao setor energético serão viabilizados. “Naturalmente, a gente trabalha, a partir desse protocolo, em um regime de cooperação ainda mais profundo com os investidores para que a gente possa tornar esse investimento uma realidade”, falou.
Qual a importância do projetp para o RS?
Foi pontuado por Ernani Polo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, a importância, de manter os projetos idealizados antes da enchente, neste momento de reconstrução do Estado. Ernani considerou que os investimentos em diferentes regiões trazem benefícios para todo o Rio Grande do Sul. “Nós estamos conseguindo manter todos aqueles investimentos que estavam projetados, que estavam sendo prospectados”, disse ao considera o momento como essencial para a economia do Estado.
Já Marjorie Kauffman, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, observou que o projeto da usina solar é um dos mais extensos analisados pela Fepam, Fundação Estadual de Proteção Ambiental e possui licença prévia. “Esse passo, que nós estamos dando, comprova que os esforços de todos estão na mesma direção”, disse ainda afirmando que a assinatura reforça o compromisso com a execução das próximas fases do licenciamento.
Foi destacado pelo vice-presidente do desenvolvimento para a América Latina da Vestas, Frederic Guillaume, a parceria com a Renobrax e o investimento de R$ 3 bilhões, geram empregos. Frederic observou que o projeto ainda está precisando de autorizações e licenças, tanto locais quanto federais, e que a líder global em soluções de energia sustentável, Vestas, já instalou mais turbinas eólicas do que qualquer outra empresa possuindo ampla experiência em desenvolvimento e implementação de projetos.