O CineSolar, um cinema itinerante movido a energia solar vai chegar em Sorocaba (São Paulo), na quinta-feira, 10 de outubro. O projeto irá promover sessões gratuitas para a população, oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens.
O cinema vai estar no CEU das Artes Laranjeiras a partir das 18h para a exibição de curtas-metragens do FicaEco + SFF Brasil, um festival de filmes de ciência que é considerado o maior festival de cinema científico do mundo, e também exibirá a animação “Encanto”. A entrada é gratuita para todos os públicos e a pipoca vai ser distribuída para os participantes.
O furgão do CineSolar foi adaptado com os painéis fotovoltaicos no teto e carrega todo o cinema: cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, assim como a tela.
Além disso tudo, o espaço também se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
Com infográficos, iluminação e decoração especial, feita de materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma, o veículo é uma atração impressionante, que mostra, de forma simples e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
Veja qual a programação das sessões de cinema que contam com recursos de acessibilidade:
- Data: Quinta-feira (10 de outubro);
- Horários: A primeira sessão será às 18h, com exibição dos curtas-metragens do FicaEco + SFF Brasil, e às 19h, com exibição da animação “Encanto”;
- Entrada: livre, com entrada gratuita;
- Local: CEU das Artes Laranjeiras, localizado na rua Washington Pensa, s/n – Laranjeiras.
Com o propósito de democratização do acesso ao cinema e popularização da produção audiovisual nacional, o projeto CineSolar leva sessões de cinema gratuitas itinerantes e de modo sustentável para lugares que não possuem salas de exibição ou para comunidades em que o valor do ingresso de cinema não cabe no orçamento.
O projeto foi inspirado no cinema holandês, o Solar World Cinema, que exibe filmes para públicos do mundo todo através da energia solar.