A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou, na última terça-feira, dia 28 de agosto, uma atualização das tarifas de cinco distribuidoras de energia elétrica que atendem aos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Santa Catarina.
Os consumidores foram beneficiados, na área de concessão da Neoenergia Elektro, com uma redução média de 5,60% na tarifa de baixa tensão e de 5,72% na tarifa de média tensão. A companhia atende a cerca de 2,96 milhões de unidades consumidoras em 223 municípios de São Paulo e em cinco municípios do Mato Grosso do Sul.
De acordo com a companhia, as novas tarifas de energia elétrica foram definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que começam a vigorar já na terça-feira, dia 27 de agosto.
De acordo com a Elektro, para os clientes e consumidores de baixa tensão (residenciais e pequenos comércios), a redução média na tarifa será de 5,60%. Já para os consumidores de média e alta tensão (indústrias e grandes comércios), a redução será de 5,72%.
De acordo com a decisão no reajuste do ano anterior, 2023, a Aneel reconheceu que para esse ano, 2024, o valor adicional de R$ 226.922,35, a preços de agosto de 2023, será corrigido pela taxa Selic, se referindo ao descasamento de tarifas de energia da TUSDg da hidrelétrica Paraibuna.
Já na Energisa Paraíba, o reajuste resultou em uma redução média de 2,39% nas tarifas de baixa tensão e 3,22% na de média tensão. A companhia atende a mais de 1,8 milhão de unidades consumidoras em 218 municípios paraibanos.
No estado de Santa Catarina, a Aneel promoveu o reajuste tarifário de quatro distribuidoras que atendem a mais de 96,5 mil unidades consumidoras: Cooperativa Aliança, Empresa Força e Luz João Cesa, Empresa Força e Luz de Urussanga e Distribuidora Catarinense de Energia Elétrica.