Com o mercado de veículos eletrificados se tornando popular, tanto pela ampliação da cadeia produtiva quanto pela chegada de novas montadoras, outubro indicou os melhores números de comercializações para um mês deste ano em todo o Brasil. Em Campinas, São Paulo, a primeira cidade do interior do Brasil em vendas, o resultado foi ainda melhor: recorde na série histórica que começou em 2022.
De acordo com números da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) indicam que foram vendidas 464 unidades na cidade em outubro, ultrapassando a melhor marca anterior, de dezembro de 2023, com 440 modelos.
Em todo o Brasil, 16.033 eletrificados foram emplacados em outubro, atrás somente dos 16.279 de dezembro do ano anterior. De acordo com a ABVE, números que refletem investimentos e apostas das montadoras do setor da eletromobilidade.
Os dados levam em consideração as vendas de PHEV (veículos elétricos híbridos plug-in), BEV (elétricos 100% a bateria) e HEV (elétricos híbridos convencionais sem recarga externa), tanto automóveis, SUVs e comerciais leves.
Tanto a economia quanto as questões sociais explicam o motivo da região Campinas, liderada pela metrópole, ficar entre as principais quando o assunto é comercialização de carros eletrificados.
Na análise de Roberto Brito de Carvalho, economista e professor da PUC-Campinas, os veículos carros eletrificados ganham território primeiro entre os clientes que possuem renda elevada e alto nível de escolaridade, uma junção que faz com que haja consumidores com “maior preocupação em relação às questões da sustentabilidade”.
Um interesse que estimula os números em 2024. Já são 2.767 veículos eletrificados emplacados no município entre janeiro e outubro, volume que corresponde a 50,5% do total comercializado em Campinas desde janeiro de 2022, que foi de 5.476 unidades.
Os dados da ABVE reforçaram a importância do mercado de Campinas no panorama nacional, posicionado como a primeira cidade que não é capital no número de vendas.
No consolidado de janeiro de 2022 a outubro de 2024, está em sexto lugar, na frente de cidades como Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Salvador (BA).
A lista dos municípios que mais venderam eletrificados no período é liderada por São Paulo (SP), com 42,6 mil unidades.