A maior feira de energias renováveis da Região Sul, Faex Energy, foi realizada em sua terceira edição, durante três dias, de quarta a sexta-feira da semana passada, em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. O evento teve mais de 25 palestras com profissionais renomados do Estado e do Brasil, consolidando a cidade catarinense com um dos principais polos de discussões sobre energia limpa do país.
Contudo, o que colaborou para a realização dessa grande feira também é a economia da cidade com soluções ao setor. Xanxerê é um dos poucos municípios brasileiros que possuem uma cadeia produtiva completa de produtos e serviços para construir uma usina hidrelétrica. Também possui um mercado que oferece desde os projetos até os componentes.
A iniciativa da feira é da Associação Empresarial de Xanxerê (Acix), que vem fazendo a articulação dos atores desse segmento. A Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (Abrapch), a Associação Gaúcha de Fomento às Pequenas Centrais Hidroelétricas (Agpch) e a Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc) também apoiaram o evento.
“A Faex Energy já entrou no calendário nacional como um dos principais eventos para debater interesses do setor de energias renováveis. Mais uma vez, a Apesc é parceira do encontro, promovendo um espaço de troca de conhecimento e networking entre profissionais, investidores e especialistas da área, com o objetivo de impulsionar a sustentabilidade e inovação no setor” destacou Pablo Cupani Carena, o presidente da Apesc.
Cupani, como palestrante do evento, falou sobre o Energia Boa, um programa lançado pelo Governo do Estado em parceria com Celesc e a Apesc no fim de junho, para estimular a geração de energia de fontes limpas em Santa Catarina. Através desse programa, R$ 3,57 bilhões estão sendo investidos para construir novas usinas sustentáveis e sistema de distribuição em SC.