A combinação de água e eletricidade não é muito recomendada na maioria dos casos. No entanto, grande parte dos banheiros no Brasil são equipados com um chuveiro elétrico e a possibilidade de choque é um grande medo para muitos usuários. Afinal, o quanto disso é verdade?
Ainda que choques elétricos em água possam ter resultados desastrosos, esse não é o caso com tais chuveiros. No pior cenário possível, em que há uma descarga elétrica, o dono de um chuveiro elétrico irá sofrer apenas um pequeno choque.
Quando isso acontece, significa que o aparelho não foi instalado corretamente ou precisa de manutenção. A tendência é que, se seu chuveiro elétrico está dando choque, há algum tipo de problema ou seu aterramento não foi feito da maneira correta durante a instalação.
Há, sim, casos de choques fatais envolvendo chuveiro elétrico. No entanto, esses são tão raros que os registros e estudos são escassos. O último caso em que houve repercussão aconteceu em 2015 e a Universidade de Sichuan, na China, realizou uma inspeção e identificou que o aparelho causador do choque fatal apresentava tantos problemas que provavelmente não passaria na maioria das inspeções de segurança atuais.
Manutenção de chuveiro elétrico
Para evitar os esporádicos e pequenos choques, é necessário ficar atento a algumas coisas em seu chuveiro elétrico. Se você sentiu algum desconforto ou choque, algo está errado e pode ser corrigido.
Em primeiro lugar, verifique se o aquecedor de água não está desencaixado, além de ficar atento aos fios do equipamento. Caso estes pareçam estar desorganizados, pode ser válido ter um olhar ainda mais atento. Para realizar a manutenção do seu chuveiro elétrico, é importante sempre se certificar de desligar a corrente elétrica do banheiro ou buscar auxílio profissional caso não souber como realizar tais tarefas.