Com verão quase na porta, a temperatura já começou a elevar e pode provocar um aumento no consumo de energia elétrica. Isso porque, no calor, é comum o uso de equipamentos como ventiladores, ar-condicionado, geladeira e freezer com frequência. Para evitar acréscimos na conta de luz, a Energisa deu algumas dicas de como consumir energia de forma consciente em dias mais quentes.
O valor da tarifa de energia está ligado aos hábitos de consumo e o uso de equipamentos. O primeiro passo para a redução do consumo é olhar se o aparelho tem o selo Procel, porque quando você compra um eletrodoméstico com alta eficiência energética, esse selo garante que o dispositivo vai consumir o mínimo de energia necessária para funcionar.
Confiras as dicas sobre os eletrodomésticos
Sobre o ar-condicionado, a orientação é não deixar portas e janelas abertas com o equipamento ligado, limpar os filtros, colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto e priorizar a posição de 23ºC.
Com relação ao ventilador, a dica é apenas ligá-lo quando alguém estiver usando.
Computadores e Notebooks: evitar o modo stand-by, porque também consome energia. Utilizar o recurso de economia do monitor pode ajudar.
Geladeiras e freezers: Devem ficar o mais longe possível do fogão, fornos e outras fontes de calor. A borracha de vedação da porta tem que estar em boas condições para não deixar o ar frio escapar.
Televisão: desligar o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada.
Chuveiro elétrico: responsável por em torno de 25% do consumo de uma residência, também pode contribuir para que a sua conta de luz venha alta. Ao utilizar esse aparelho, verifique a opção em que ele se encontra. A opção “verão” consome 30% menos que a “inverno”.
Máquina e ferro de lavar: não fracionar a lavagem de roupas. Acumule peças e lave tudo de uma vez. Com isso, a máquina vai funcionar com toda a sua capacidade em intervalos maiores, reduzindo o consumo de energia. Isso vale para o uso do ferro de passar roupas.