Na procura pela conciliação entre desenvolvimento econômico e ambiental, diversas empresas procuram ações que estimulem a responsabilidade social e ambiental. Porque a preservação de recursos para assegurar um futuro para as próximas gerações é também um dever das organizações. Por isso, um dos jeitos delas comprovarem que estão atendendo à legislação é justamente por meio de certificações de sustentabilidade.
O Certificado B-Corp 2023 completou 10 anos em 2023. Esse certificado comprova empresas respeitam os mais complexos padrões de desempenho socioambiental, com transparência e responsabilidade legal.
De acordo com o que foi dito até aqui, as certificações de sustentabilidade atestam se a sua empresa tem responsabilidade e se compromete com o assunto. Além das vantagens que essas práticas trazem para a sociedade, como a redução dos gases poluentes, elas também possuem benefícios de posicionamento da sua empresa.
As empresas com certificações são bem-vistas pelos stakeholders. Porque, de acordo com um estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em torno de 70% da população brasileira tem preferência por comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Confira as principais certificações de sustentabilidade
I-REC
É um certificado internacional que atesta o uso de fontes renováveis de energia pela empresa.
Cada REC emitido é único, individual, indica que 1 megawatt consumido pela empresa que o adquiriu foi rastreado como tendo origem em fontes renováveis.
Para conseguir um REC, é preciso realizar a compra. No Brasil, há diversas empresas com autorização para fazer essa comercialização.
Selo B-Corp
As empresas que têm o selo B-Corp seguem os padrões de desempenho social e ambiental mais altos, se alinhando à transparência e responsabilidade legal.
Para conseguir um certificado é um processo bem complexo. No Brasil, é preciso mudar algumas cláusulas legais do estatuto social da empresa. Cada interessado deve atingir uma pontuação mínima, e, depois de dois anos, devem comprovar que suas práticas seguem em evolução.
Selo FSC
Essa certificação serve para empreendimentos que usam madeira como matéria-prima, garantindo que todo o processo de produção e extração da madeira é proveniente de reflorestamento. Através dessa certificação, as marcas garantem a preservação de florestas.
ISO 14.001
Este selo analisa o sistema de gestão ambiental de determinada empresa, estabelecendo diretrizes para sistemas de gestão ambiental (SGA) em empresas e organizações.
A ISO 14.001 determina uma série de requisitos e diretrizes para a concretização, implementação, manutenção e melhoria contínua de um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) efetivo.
LEED
Certificação reconhecida mundialmente para edifícios com viés sustentável. É voltada para prédios, se referindo ao consumo de energia, emissão de gases de efeito estufa, tratamento de efluentes, consumo de água e gerenciamento de resíduos.