Quando pensamos em módulos fotovoltaicos, as normas IEC 61215 (Terrestrial Photovoltaic (PV) Modules – Design Qualification and Type Approval) e IEC 61730 (Photovoltaic (PV) Module Safety Qualification) determinam vários requisitos e critérios mínimos que os módulos fotovoltaicos devem alcançar.
No Brasil, esses requisitos são estabelecidos pelo INMETRO, que começou com a Portaria 004/2011, com base no IEC 61215, porém com menos testes. Um módulo só é aprovado se passar pelos testes, não apresentar defeitos visuais expressivos e se a potência máxima estiver entre -5% e +10% da potência indicada pelo fabricante.
A Portaria INMETRO 140/2022 apresentou algumas melhorias, atualizando os procedimentos de estabilização inicial com exposição à luz, estabelecendo conceitos de famílias de módulos fotovoltaicos e incluindo telhas fotovoltaicas na certificação.
Além disso, determinou o cronograma de análise da conformidade com novos ensaios a cada 36 meses. Mesmo que seja mais interessante, essa prática deve ser pouco comum em função da rápida evolução dos módulos. A tabela de eficiência também foi atualizada, o que reflete nos avanços tecnológicos e a nova tolerância de potência permitida passou a ser de 0% a +5%.
Como armazenar os módulos fotovoltaicos
Os módulos fotovoltaicos são peças fundamentais para o funcionamento de um sistema de energia solar. Através dos painéis solares é possível captar a irradiação solar e convertê-la em energia elétrica.
No entanto, existem questionamentos de como devem ser feito o armazenamento destes produtos. Então, entenda as recomendações de especialistas e de fabricantes sobre como armazenar os módulos e assegurar sua qualidade.
O módulo solar é composto por materiais robustos que oferecem uma grande resistência a degradações feitas pela exposição em ambiente externo, o que permite que o produto tenha em média uma vida útil de 25 anos.
De acordo com o manual da BYD, ao realizar o manuseio do produto devem ser respeitadas as seguintes orientações:
- Os módulos precisam estar armazenados na embalagem da BYD;
- Utilizando a embalagem original o empilhamento permitido é de 1 unidade com até 28 módulos;
- É necessário manter a embalagem posicionada no sentido horizontal, em locais planos e cobertos, para proteção contra condições climáticas adversas;
- Após retirar os módulos da embalagem é preciso que sejam mantidos em local seguro, seco, ventilado e manter com os conectores MC4 conectados;
- Evitar impactos ou presença direta de raios solares ou luz artificial.