A certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), é uma das fromas mais eficientes as companhias que se diferenciarem no mercado, demostrando um compromisso com a sustentabilidade.
Porque a medida em que o mercado e os clientes se tornam cada vez mais conscientes dos impactos ambientais, adotando práticas sustentáveis como uma necessidade para reduzir emissões de gases de efeito estufa.
O que é a certificação LEED? Entenda seus benefícios, requisitos, e como ela pode auxiliar a sua empresa a melhorar a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental, agregando valor à imagem corporativa, atraindo novos consumidores e investidores.
A certificação LEED é um sistema de certificação de edifícios sustentáveis, desenvolvido pelo US Green Building Council (USGBC), com o propósito de promover construções que usam os recursos de maneira eficaz e minimizam os impactos ambientais.
Ela analisa edifícios comerciais, residenciais e industriais, reconhecendo aqueles que adquirem práticas de sustentabilidades em várias áreas, como eficiência energética, uso de materiais, qualidade do ar, entre outros.
A LEED é padrão global, e sua implementação não se restringe a um único tipo de construção. Ela pode ser aplicada a novas construções, reformas, operações de manutenção de prédios existentes e até interiores comerciais.
Para obter a certificação LEED é baseado um sistema de pontos. Os projetos são analisados em diferentes categorias, como eficiência no uso de energia, uso racional da água, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, entre outros.
Cada categoria possui um conjunto de critérios e, cumprindo esses critérios, o projeto acumula pontos.
Entenda os níveis de certificação do LEED
Os pontos são somados para estabelecer nível da certificação, podendo ser dividido em quatro categorias:
- LEED Certified (40–49 pontos);
- LEED Silver (50–59 pontos);
- LEED Gold (60–79 pontos);
- LEED Platinum (80 pontos ou mais).
Para participar do processo de certificação, inclua a inscrição do projeto no sistema LEED, a documentação das práticas adotadas e a verificação por uma entidade independente. Baseado nos pontos alcançados, o projeto recebe o nível de certificação correspondente.