A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) abriu um processo seletivo para o curso de “Aprendizagem Industrial de Eletricista de Redes Aéreas de Distribuição de Energia Elétrica do ciclo de 2025. A iniciativa é em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e tem o propósito de capacitar jovens para atuarem no setor elétrico, destinados a cidade de Uberlândia e ajudando a suprir uma demanda crescente por profissionais qualificados no setor elétrico. As inscrições começaram no dia 16 de setembro e podem ser realizadas no Portal Cemig até o dia 29 de setembro.
No total, são mais de 200 oportunidades para serem preenchidas em duas turmas que vão fazer o curso em 2025, nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares e Pará de Minas, no primeiro e no segundo semestre. O curso gratuito terá início em janeiro de 2025 e durará aproximadamente seis meses, acontecendo em período integral, isto é, manhã e tarde.
Alunos de escola pública que estejam cursando o 2º grau ou que já tenham concluído, com idade entre 18 e 22 anos podem se candidatar. Os estudantes vão receber benefícios como bolsa de um salário-mínimo, vale-refeição de R$1.579,66, vale-transporte e seguro de vida.
Para fazer o download do edital do curso de Aprendizagem Industrial basta acessar o Portal Cemig.
Para que serve o curso?
O curso tem o propósito de preparar profissionais para atuar, ao ar livre, em atividades correspondentes à manutenção e à montagem da rede de energia elétrica, em empresas terceirizadas da Cemig.
As atividades incluem manusear ferramentas manuais e equipamentos de manutenção elétrica, transportar as bolsas de ferramentas e equipamentos de sua responsabilidade para área de trabalho, assim como escadas de fibra que pesam 25 quilos para utilizar em manutenções das redes aéreas do sistema elétrico, usando os devidos equipamentos de segurança.