De acordo com o levantamento da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o estado do Ceará atingiu um número superior a 103 mil conexões de produção de energia solar própria em telhados e pequenos terrenos.
Apontando que os investimentos somados alcançam os R$ 5,5 bilhões, de acordo com o mapeamento, produzindo 35 mil empregos durante os últimos anos.
Isso quer dizer que mais de 1,1 gigawatt (GW) operam nas residências, comércios, indústrias, propriedades na zona rural e prédios públicos.
Segundo o coordenador estadual da ABSOLAR no Ceará, Jonas Becker, o aumento da energia solar na região na próxima década vai passar por diversas medidas na estrutura.
“Entre elas, estão, por exemplo, a modernização das redes transmissão e distribuição e a aprovação do Projeto de Lei nº 624/2023, que institui o Programa Renda Básica Energética (REBE)”, disse.
“Assim, o estado pode elevar o modelo de transição energética, com melhores condições para dobrar o patamar atual, superando 2 GW instalados R$ 10 bilhões de investimentos”, diz Becker.
Ainda tramitando nas comissões do Senado Federal, o PL do REBE é essencial para a produção de energia solar, porque resolve estruturalmente, por meio da lei, a dificuldade de negativas de conexão, realizadas pelas concessionárias sob alegação de inversão de fluxo de potência.
Esses pedidos negativos vêm impedindo diversos consumidores brasileiros, tanto em residências, pequenos negócios, quanto produtores rurais e gestores públicos, de atuar no seu direito de produzir a própria energia limpa e renovável, para diminuir sua conta de luz.
Preço do petróleo aumentou
Os preços do petróleo aumentaram na última segunda-feira, 3 de fevereiro, porém longe das máximas vistas mais cedo.
Após Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, impor tarifas as suas principais parcerias comerciais, o medo de paralisação no fornecimento do petróleo cresceu no mercado internacional, o que fez com que a cotação ganhasse força e chegasse a avançar 2%. No entanto, devido ao anúncio de que as tarifas ao México vão ser postergadas para mais um mês, os valores passaram a rondar a estabilidade e alcançaram uma leve alta.