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Carros elétricos

Carros elétricos podem ter redução nos preços pela metade com nova bateria de lítio

Metade do custo total de um carro elétrico corresponde a bateria.

Isabela Oliveira
Última atualização: 27/09/2024 11:36
Isabela Oliveira
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O setor de automóveis está enfrentando um dos seus maiores desafios: o custo alto das baterias. Elas são responsáveis por em torno de 50% do custo total de um carro elétrico, fazendo o preço desses veículos expressivamente mais altos do que automóveis movidos a combustão. Porém, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma solução que pode transformar esse cenário. 

A promessa para melhorar a eficiência das baterias ao mesmo tempo em que diminui seu custo é o desenvolvimento de um novo cátodo em estado sólido, de baixo custo, causando um impacto não só o mercado de carros elétricos, como também no setor de armazenamento de energia em grande escala, segundo o site Olhar Digital.

As baterias de íons de lítio, utilizada em aparelhos eletrônicos como smartphones e notebooks, são a fonte de energia principal dos carros elétricos. Contudo, quando são colocadas em automóveis, essas baterias precisam armazenar muita energia, aumentando expressivamente seus custos de produção. As baterias atuais são essencialmente compostas por metais semipreciosos, como cobalto e níquel, o que encarece ainda mais o produto.

Uma alternativa promissora

Hoje em dia, as baterias correspondem a metade do custo total de um carro elétrico, um dos fatores que impedem a aquisição mais ampla desses automóveis. No entanto, a pesquisa da Georgia Tech, oferece uma solução promissora: o uso de cloreto de ferro, um material bem mais barato que os componentes tradicionais, como uma resposta para a redução no custo de fabricação das baterias.

O cátodo é um dos componentes críticos em uma bateria de lítio, o que influencia diretamente em sua eficiência, vida útil e capacidade de armazenamento de energia. A equipe da Georgia Tech desenvolveu um cátodo de cloreto de ferro que, além de ser muito mais barato que os materiais convencionais, oferece um desempenho parecido ou até maior em relação com os cátodos mais caros do mercado.

Esse cátodo usa eletrólitos sólidos, em vez de líquidos, para armazenar e liberar energia. As baterias de estado sólido oferecem vantagens significativas sobre as tradicionais, como maior eficiência e segurança. O uso de eletrólitos líquidos em baterias convencionais pode causar vazamentos ou incêndios, problemas que são reduzidos na versão sólida. Além disso, o novo cátodo permite uma voltagem operacional mais alta, fazendo com que esse material seja ideal para aplicações em carros elétricos.

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