Depois de confirmar a montagem do SUV médio Song Pro com motorização híbrida flex plug-in e do Dolphin Mini, o primeiro veículo elétrico a ser fabricado em série no Brasil, para março de 2025, na fábrica em construção em Camaçari (BA), a BYD está se preparando para um futuro próximo no qual vai ter o complexo baiano operando em capacidade plena, com 12 produtos diferentes em linha, com dois deles desenvolvidos especificamente para o Brasil.
A informação foi confirmada pela CEO da BYD nas Américas e, Stella Li. Em entrevista exclusiva ao Autoesporte e ao Valor Econômico, Li disse que esses dois novos modelos fabricados especialmente para o Brasil vão ser lançados entre o final de 2025 e começo de 2026.
“Sim! Teremos produtos da BYD desenvolvidos especificamente para o mercado brasileiro”, disse a executiva. “Por volta do final de 2025 e começo de 2026, vamos introduzir dois modelos especialmente desenvolvidos para o Brasil e países da América Latina, em segmentos que não existem na China”, afirmou.
Quando questionada sobre quais seriam esses produtos, e em quais segmentos atuariam, Stella Li disse que manteria segredo. “Vamos compartilhar com vocês que modelos serão esses posteriormente, quando for o momento certo”, disse,
De acordo com o Autoesporte, um desses projetos é uma picape compacta, chamada de “baby Shark”, que será concorrência da Fiat Strada, segundo o Autoesporte contou no final de novembro. A própria Shark, disse Li, foi um produto desenvolvido para a América Latina. “A picape Shark já é pensada para vocês, pois não vendemos picapes na China”, afirmou.
O segundo BYD desenvolvido para o Brasil ainda permanece um mistério, porém, a julgar pelos segmentos nos quais a marca já atua no país, as estimativas apontam para uma terceira caminhonete, tipo, uma picape intermediária, posicionada entre a Shark e a futura concorrente da Strada, para competir com Fiat Toro, Renault Niagara e a Volkswagen Udara.