Ter um veículo elétrico hoje em dia ainda é um desafio para algumas pessoas. Por serem modelos com um custo mais alto que os carros a combustão, o que pode gerar dúvida na hora da manutenção desses automóveis.
No entanto, no caso dos automóveis 100% elétricos, a manutenção dos veículos costuma ser mais baratos. Tanto na manutenção periódica quanto na preventiva.
Segundo Carlos Leonel, técnico especialista em veículos elétricos, há uma justificativa para isso.
“Os carros elétricos têm menos peças móveis e itens de desgaste do que os carros combustão. Como exemplo, os veículos elétricos não têm velas de ignição, filtro de combustível e de óleo, correias”, ressalta.
Porém, quando falamos desse tipo de veículos ainda assim é preciso manter alguns cuidados com a manutenção.
“É importante monitorar a bateria e a pressão dos pneus, verificar o nível do sistema de arrefecimento da bateria de alta tensão e as pastilhas de freio”, completa.
Veículos 100% elétricos vendem mais que híbridos
De início, o mercado dos eletrificados vendia mais carros híbridos. No entanto, isso mudou. Atualmente, 100% elétricos são os que mais emplacam no setor. Entre janeiro e outubro de 2024, foram 51 mil registros, com 37% de participação. Os números foram anunciando pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Com o aumento no mercado, a manutenção para o veículo elétrico está cada vez mais frequente. No entanto, o principal componente desse tipo automóvel ainda é o componente de maior dificuldade.
“A bateria é o componente mais caro de um carro elétrico e o principal item de manutenção, que pode ser mais caro do que em um carro convencional”, diz Leonel.
Contudo, de acordo com informações no site da Hyundai do Brasil, a manutenção da bateria não é algo complicado.
“Basicamente, consiste em verificar o seu nível de carga, a sua temperatura, a sua tensão, a sua capacidade e a sua integridade. Essas verificações podem ser feitas por meio de um sistema eletrônico de gerenciamento”, disse a montadora.