Ao longo dos últimos anos, as alternativas ancoradas em tecnologia e inovação ganharam cada vez mais espaço. Como exemplo, o Brasil nunca contou com tantos carros elétricos, à medida que 2023 consistiu no ano com maior geração de energia elétrica a partir de fontes fotovoltaicas, ou seja, energia solar.
Esses dois pontos, inclusive, configuram uma interseção que pode ser considerada o futuro da mobilidade e da sustentabilidade. Hoje, carros elétricos são uma unanimidade quanto à sua eficiência e redução de impactos ambientais. Ainda assim, há grande preocupação com suas recargas e baterias, ou seja, a sua autonomia.
A implementação de energia solar nessa equação pode ser a resposta. Ainda que seja algo inovador, os primeiros protótipos de carros movidos a eletricidade contavam com a possibilidade da instalação de painéis elétricos afim de garantir-lhe ainda maior autonomia. No entanto, a dificuldade de seguir com tais projetos os fez serem arquivados.
Carros elétricos com energia solar: entenda seu funcionamento
Quando o assunto são carros elétricos com energia solar, a premissa é bastante simples. Os veículos contariam com células fotovoltaicas instaladas no teto para converter a radiação solar em energia. Dessa forma, o próprio carro geraria a eletricidade que então seria direcionada e armazenada em uma bateria.
Com tal funcionamento, a bateria seria alimentada sempre que o carro está exposto ao sol, mesmo se estiver parado. Quando não houver radiação solar, o veículo funciona com a carga armazenada nas baterias, podendo também ser carregada com auxílio de carregadores tradicionais.
No momento, existem carros considerados híbridos, em que há a captação da energia solar com células fotovoltaicas. Porém, a energia não é suficiente para manter o veículo, sendo considerada apenas uma fonte extra.