Umas das principais dúvidas de muita gente sobre carro elétrico ainda é “o que acontece se a bateria acabar no meio do caminho?”. Existe até um termo específico em inglês, “range anxiety”, que é traduzido livremente como ansiedade da autonomia, ou a falta dela. No entanto, um brasileiro tentou pensar em uma forma de ter “energia infinita” para carros 100% elétricos.
O influencer Marksuel Carlos postou mais um de seus vídeos descontraídos a bordo do seu SUV elétrico, o BYD Yuan Plus. Entre dicas de uso, um dos vídeos dele passou das 6,2 milhões de visualizações, sem contar interações e republicações.
Marksuel Carlos é empresário da área da indústria gráfica e comunicação visual, e faz vídeos bem explicativos, divertidos e descontraídos. Ele postou um vídeo de afirmando que “BYD agora é energia infinita”, antes de apresentar o passo a passo de como fez isso, mostrou uma placa solar residencial instalada no teto do carro, de acordo com Carlos, contribuindo até com a “aerodinâmica” do SUV.
O empresário colocou parênteses na descrição do vídeo: “Lembrando: é uma brincadeira, o BYD não aceita carregar enquanto anda”. Ainda assim, muita gente segue na dúvida:
Um projeto assim funcionaria de verdade se fosse executado com excelência?
De acordo com o professor Helder Almeida, do IBMEC-MG, mesmo sob um sol intenso, o painel fotovoltaico não entregaria a mesma autonomia ao carro, já que qualquer mudança de direção do veículo diminuiria também a quantidade de energia captada pela placa solar. Além de que, a placa deveria ser instalada com algum grau de inclinação, nunca paralela ao teto do carro.
“Tecnicamente não é viável. Essas placas são placas estáticas. Foram concebidas para ficarem em estruturas físicas prediais, paradas […]. Quando o carro se movimenta, mesmo que houvesse uma inclinação, o mero ato de mudar de direção reduziria a quantidade de luz e de energia captada”, informou Almeida. “Precisaria de muito mais tempo de sol ou de muito mais placas para se conseguir locomover um veículo”.