A fabricante chinesa BYD, líder no mercado de veículos elétricos, está perto de superar marcas históricas em 2024, ultrapassando Ford e Honda em vendas mundiais. A informação foi anunciada pela agência de notícias Reuters na última segunda-feira, 9 de dezembro, baseado em dados preliminares do setor.
A BYD, que já emplacou 3,76 milhões de carros nos primeiros 11 meses de 2024, está prestes a superar a meta anual de 4 milhões de unidades. Em novembro, a empresa apresentou um recorde de vendas, com 506.804 veículos emplacados.
BYD consolidou sua liderança no mercado da China
Com uma linha variada e competitiva, a BYD fortaleceu sua liderança no mercado chinês, que corresponde a mais de 90% de suas vendas globais. Dados da Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA) apontam que a participação de mercado da montadora aumento de 12,5% ano passado para 16,2% em outubro de 2024, enquanto concorrentes como a Volkswagen sofreram baixas no mesmo período.
Desde agosto, a fabricante adicionou aproximadamente 200.000 unidades à sua capacidade de produção e contratou em torno de 200.000 novos trabalhadores. Essa ampliação elevou o número total de funcionários da companhia para quase um milhão em setembro, em relação aos 703.500 registrados no final de 2023. “A capacidade de escalar rapidamente e reduzir custos tem sido a chave para o sucesso da BYD em um mercado competitivo e com margens pressionadas”, afirmou um executivo da empresa em novembro.
Os esforços para ampliar a produção e controlar custos têm permitido à BYD enfrentar a guerra de preços no mercado da China, que prejudicou fabricantes estrangeiros. De acordo com relatórios recentes, a montadora exigiu cortes de preços de dezenas de seus fornecedores, ajudando a sustentar sua competitividade.
A empresa, que já superou a Tesla em receita no terceiro trimestre deste ano, agora mira um pouco mais alto. Segundo analistas do Citi, a BYD poderá emplacar entre 5 e 6 milhões de carros em 2025, se aproximando do nível de grandes grupos automotivos como General Motors e Stellantis.