As vendas de veículos novos no mercado da China registraram retração pela quarta vez consecutiva. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes no maior mercado mundial, mês passado foram comercializadas 2,809 milhões de unidades, 1,7% a menos do que setembro de 2023. O acumulado, de 21,571 milhões de automóveis, está positivo em 2,4%, vale ressaltar que é dois pontos percentuais a menos do que em julho (4,4%).
Com aumento de 52% em relação a 2023, a BYD (370.770) registrou seu novo recorde mensal de vendas e alcançou a 21ª liderança em sua história, a sétima vez seguida. O resultado ultrapassou mais de 37 mil unidades em relação as vendas da Volkswagen (189.009) e da Toyota (144.508), suas mais próximas adversárias.
A Tesla, sexta colocada, com 72.200 celebrou o maior crescimento dentre as quinze primeiras (+66%). Pela terceira vez no top 10 nos últimos quatro meses, a local Li (53.709) nunca vendeu tanto. Com a previsão de chegada ao Brasil por meio da Stellantis, a Leapmotor superou pela primeira vez as 30 mil unidades (32.382) segundo o Best Selling Cars Blog.
O Tesla Model Y, vice-líder nos dois meses anteriores, com 48.202 alcançou a posição de honra com menos de 300 unidades de vantagem sobre o Seagull (47.915), a preferência do mês de agosto. Vendido no Brasil como Dolphin Mini, da BYD, registrou seu novo recorde. Continuando no mesmo lugar dos últimos dois rankings, a líder entre as montadoras coloco cinco modelos no top 6. Fora do top 10 no mês de agosto, o Nissan Sylphy (37.155), nomenclatura local do Sentra, ficou em sétimo.
Com aumento de quase 80%, o Wuling Hongguang Mini EV foi o escolhido de quase 29 mil consumidores (28.918). Setembro registrou ainda os melhores desempenhos para veículos como o Li L6 (25.393) e o BYD Song L (25.308). O Tesla Model 3 (23.998), em 14º, teve o resultado considerável em dois anos de acordo com o BSCB.