De acordo com o balanço da consultoria Greener, as importações de painéis fotovoltaicos alcançarão um volume de 22 GW ao final desse ano. De acordo com a pesquisa, no mês de outubro o volume já havia ultrapassado o resultado total do ano passado, com 18 GW em equipamentos nacionais.
A Greener enfatizou que o mercado de GD (geração distribuída) indicou sinais de recuperação depois da desaceleração do ano passado, reportando um aumento na quantidade de instalações. A redução nos custos dos painéis nos primeiros 6 meses, junto às melhores condições de financiamento bancário, que bancou 51% das comercializações, estimularam o aumento da classe de consumo residencial.
Mesmo com os avanços, a consultoria destacou que o setor lidou com dificuldades relevantes, como as reprovações dos orçamentos de conexão devido as alegações de inversão de fluxo. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou a Resolução Normativa nº 1098/2024, o que isentou a avaliação de inversão de fluxo em três momentos específicos.
O setor de importação aguarda definições de PL
Contudo, o setor ainda está aguardando definições relacionadas ao Projeto de Lei nº 624/2023, podendo otimizar a legislação e diminui as restrições indevidas à injeção de energia. Outro fator que chama atenção é a alta da alíquota de importação de painéis, que saiu de 9,6% para 25%, que foi anunciada em novembro pelo governo.
“O ano de 2024 marcou uma recuperação significativa nas vendas de sistemas fotovoltaicos. A redução no preço final atraiu investidores, mas também intensificou a concorrência entre integradores, desafiando-os a equilibrar preço competitivo e qualidade”, declarou João Gabriel, analista de inteligência de mercado da Greener. “Para 2025, muitos integradores devem investir em novas tecnologias, como sistemas híbridos e carregadores de veículos elétricos, ampliando seu portfólio para explorar novos nichos e diversificar suas oportunidades, além do modelo tradicional, fortalecendo sua posição em um mercado cada vez mais exigente e dinâmico”, disse o especialista.