Com a preocupação em relação a sustentabilidade do planeta e a necessidade imediata de diversificar fontes de energia, nasce uma inovação que promete revolucionar o setor: a bateria de areia.
Um dos materiais mais abundantes do nosso planeta pode ser a solução para armazenar energia solar de maneira eficiente e barata pelos próximos 50 anos.
Na Finlândia, foi onde pesquisadores e engenheiros se uniram para criar a primeira bateria de areia totalmente funcional do mundo, como foi relatado por Thulio Nascimento, do canalE4 Energias Renováveis.
A tecnologia que foi desenvolvida pela empresa finlandesa, Polar Night Energy, que instalou um sistema de armazenamento de energia solar na forma de calor, utilizando areia. Essa bateria não apenas tem o poder de oferecer uma solução de armazenamento de energia barata, mas também pode funcionar como um instrumento para lidar com a intermitência das energias renováveis.
De acordo com a E4 Energia Renovávies, “a produção de eletricidade utilizando fontes renováveis de energia ainda é muito volátil e não atende à demanda global.” Isso ocorre porque a energia solar e eólica é intermitente, ou seja, não é disponível constantemente ao longo do dia, o que exige complementos como bancos de baterias ou uma segunda fonte de energia, como a rede elétrica.
Como funciona
O que representa o grande avanço é a sua capacidade das baterias de areia de armazenar energia por longos períodos, algo que outras tecnologias ainda lutam para conseguir. Por exemplo, as baterias de íons de lítio, têm sido uma aposta popular, porém o seu elevado custo e o impacto ambiental negativo são desafios significativos. Por outro lado, bateria de areia, oferece uma solução acessível e sustentável, aproveitando a abundância e as propriedades físicas da areia para armazenar energia térmica de forma eficiente.
Segundo a E4 Energias Renováveis, a bateria de areia funciona como um silo isolado, feito de carcaça de aço, preenchido com areia e equipado com tubos de transferência de calor.
Este sistema permite o transporte e armazenamento de energia de forma eficaz, mantendo o calor por longos períodos por causa de um isolamento eficiente.
O calor armazenado pode ser utilizado depois para aquecer edifícios, redes de aquecimento urbano ou em processos industriais, destacando-se pela sua versatilidade.