As bandeiras tarifárias são um mecanismo utilizado no Brasil para sinalizar e refletir o custo da geração de energia elétrica.
Foram introduzidas pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, para cobrir os custos adicionais com a produção de energia que surgem devido a condições adversas, como períodos de secas, que afetam a capacidade das hidrelétricas.
O sistema é composto por três cores, cada uma representa um nível diferente de custo de geração.
Como funciona as vandeiras tarifárias
- Bandeira verde: indica que não há custo adicional na tarifa. A energia gerada está dentro do esperado e não há necessidade de cobrança extra.
- Bandeira amarela: indica que há um custo adicional na tarifa devido ao uso de usinas térmicas que são mais caras que as hidrelétricas. Porém, o aumento na conta de energia é moderado.
- Bandeira vermelha: bandeira de dois patamares (vermelha 1 e vermelha 2) representando um custo adicional mais alto devido à necessidade de acionar usinas térmicas em maior quantidade, principalmente quando a oferta de água é baixa.
Esses parâmetros são aplicados mensalmente e permite que os consumidores saibam o impacto que eles terão na conta de luz.
As bandeiras possuem impacto no valor da conta de luz de consumidores do Grupo A, que são clientes de alta tensão, como indústrias e comércios.
Esse mecanismo entra como um ajuste adicional no preço da energia consumida, dependendo da bandeira acionada.
Vale lembrar que o preço é calculado com base no custo extra de geração de energia devido principalmente às condições climáticas, como a seca.
Nas indústrias 24 horas por dia, as bandeiras tarifárias também são aplicadas mensalmente. Assim elas afetam o custo da energia durante todo o período do mês em que estão em vigor.
Significando que independentemente do horário em que uma companhia consome energia, o custo adicional associado a esse sistema vai estar na fatura.
Relembrando que o preço da energia em função das bandeiras não varia por causa do horário do consumo. Por isso que se a indústria opera 24 horas por dia, o valor se aplica igualmente a todo o consumo.