O custo da conta de luz da população brasileira vai ser o tema de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. A reunião está marcada para ser realizada no dia 5 de dezembro, às 10h, na Comissão de Minas e Energia. A pauta “Por que a conta de luz está tão cara?” foi sugerida pelo deputado Hugo Leal, autor do requerimento que convocou a audiência pública.
Entre as autoridades convidadas, estão Gentil Nogueira do MME (Ministério de Minas e Energia); o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa; e o presidente do Conselho de Administração da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), Alexandre Ramos.
Também foram convocados os representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), do CONACEN (Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica), da ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica).
ABRACE (Associação dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres), da ABRAGE (Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica), da ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), da FGV (Fundação Getúlio Vargas), da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
“Todos os brasileiros sabem o quanto custa para manter sua casa, sua empresa, com valores cada vez mais altos. E a conta de luz tem impacto na qualidade de vida, no custo final dos produtos e serviços. Portanto, é fundamental discutir o que impacta no custo final da conta de energia elétrica e o que podemos fazer para que esse valor não aumente ou que diminua” declarou Hugo Leal.
“Essa audiência pública é um passo importante para promover o debate, ouvir os especialistas e avaliar o melhor encaminhamento na busca de um melhor serviço de distribuição de energia à população e o aprimoramento da legislação, com a consequente redução da conta de luz”, finalizou.