A energia solar está cada vez mais se tornando a opção mais acessível e econômica a longo prazo, e uma pesquisa confirma isso para o ano de 2030.
Publicada na revista Nature Communications, a pesquisa desenvolveu a hipótese de que o fenômeno conhecido como “efeito de aprendizado” vai ocorrer, ou seja, uma tecnologia se torna mais barata por causa do seu uso constante.
O estudo demonstrou uma redução no custo da energia solar e, como resultado, um acréscimo de 25% na capacidade instalada. O intervalo determinado no relatório contempla os anos de 2010 a 2020, e os pesquisadores acreditam que, daqui a seis anos, se essa tendência continuar, a energia solar vai se tornar a mais barata, porque seus custos de fabricação cairão e, em função da influência do mercado global, se tornará a fonte mais acessível.
As energias renováveis estão sendo mais adotadas que os combustíveis fósseis, no entanto, os subsídios direcionados aos combustíveis fósseis são três vezes maiores do que os investimentos em energias renováveis.
Países do G20
De acordo com o relatório da Irena (Agência Internacional de Energias Renováveis), os países membros do G20 direcionaram US$ 1,4 trilhões de dólares em fundos públicos para os combustíveis fósseis, o que contradiz seus compromissos ambientais. Então, a agência afirma que até 2030, vai ser necessário instalar uma média anual de 1.100 GW de capacidade renovável para ultrapassar os combustíveis convencionais.
Os pesquisadores identificaram outros impedimentos que atrasam a adoção em massa das energias renováveis. Entre as dificuldades estão a dependência do sol e do vento, o investimento desigual em energias renováveis dos países e muitos ainda continuam utilizando a queima de carvão.
As fontes renováveis não produzem energia continuadamente pois dependem das condições climáticas. Por isso que o armazenamento de energia se torna crucial. Países como a China, isso representa um desafio, e estão sendo exploradas algumas soluções em outras indústrias, como o uso de baterias de carros para armazenamento estacionário. Contudo, a criação de baterias precisa da extração de minerais que são cada vez mais escassos, caros e provocam conflitos sociais.