O ar-condicionado é um dos maiores aliados nas altas temperaturas do verão. No entanto, o aparelho muitas vezes também pode ser utilizado durante o frio do inverno com a função de ar quente.
Com a maior popularização do ar-condicionado, especialmente nas modalidades split e split inverter, tornou-se popular também o ar-condicionado quente e frio. O modelo conta com a opção de ar quente, ideal para o inverno.
Um aparelho de ar-condicionado convencional, também chamaod de ciclo normal, conta com quatro peças fundamentais em sua construção: um compressor, um dispositivo de expansão, um evaporador e um condensador.
Essas peças são responsáveis por fazer o gás refrigerante circular no sistema, realizando a troca térmica com o ambiente. No entanto, para operar com ar quente, há a necessidade de uma quinta peça: a válvura reversora.
Ar-condicionado com ar quente vale a pena?
Embora sejam um pouco mais caros, um ar-condicionado com ar quente pode muito bem valer a pena, mas depende do consumidor. Se você conta com o hábito de utilizar aparelhos como aquecedores elétricos ou a óleo, é possível que o investimento valha a pena, uma vez que há a dupla função.
Além disso, os modelos mais modernos de aparelhos de ar-condicionado são capazes de manter o ar mais limpo quando estão com a manutenção em dia, auxiliando no combate eficaz da ação de fungos e alérgenos durante o verão e o inverno. Dessa forma, há uma melhora na saúde dos consumidores.