Foi registrado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o requerimento de outorga (DRO) de 3.319,65 MW em projetos solares e 1.606,94 MW em eólicas em vários estados. Os pedidos foram publicados na segunda-feira, 15 de agosto, no DOU (Diário Oficial da União) e será válido por quatro anos.
Da fonte fotovoltaica (energia solar), a Aneel registrou os pedidos das UFVs Vila Izabel 1 a 16; Luz Ipameri, Luz Abadiânia e Luz Cidade Ocidental; São Sebastião I a VI; Aimará 1 a 5; Lins I a V; Oceano I a VIII; Rio São Domingos I a VI; Rio Verde I a VI; Aricá.
Também registraram pedidos das usinas eólicas (energia eólica): Gentio II-1 a Gentio II-5; Morro II-1 a Morro II-5; Serra Da Formiga I a VI; Serra Do Estreito 1 a 9; Vale Do Paraíso 1; Ventos de Santo Ambrósio 04 a 07; Ventos Da Serra Azul 01 e 02 e Ventos Da Serra A Azul 06 a 09; Ventos Da Serra Negra 1 a 11; e Ventos Da Serra Verde 01 a 07.
Os estados contemplados com a realização dos projetos registrados pela Agência serão: Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Norte.
O requerimento é um passo realizado antes da outorga e possui a finalidade de permitir que o agente que se interessar em um empreendimento solar, térmico ou eólico possa solicitar informação de acesso ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), assim como as licenças necessárias.
Foi instituído pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o comitê de governança de dados, focado em garantir a disponibilidade, coerência, consistência, integridade de informações das empresas.
O time também irá promover a racionalização dos processos de captação, saneamento, utilização e divulgação de dados públicos.