A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou na terça-feira, dia 27 de agosto, uma redução média de 5,60% na conta de luz para moradores atendidos pela concessionária Neoenergia Elektro, companhia responsável pela distribuição em 25 cidades do Vale do Paraíba e região de bragantina.
De acordo com a companhia, as novas tarifas de energia elétrica foram definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que começam a vigorar já na terça-feira, dia 27 de agosto.
Conforme a Elektro, para os consumidores de baixa tensão (residenciais e pequenos comércios), a redução média na tarifa será de 5,60%. Já para os clientes de média e alta tensão (indústrias e grandes comércios), a redução será de 5,72%.
Segundo a decisão no reajuste do ano anterior, a Aneel reconheceu que para 2024 o valor adicional de R$ 226.922,35, a preços de agosto de 2023, será corrigido pela taxa Selic, referente ao descasamento de tarifas da TUSDg da hidrelétrica Paraibuna.
Os encargos setoriais variaram o valor de -12,7% em relação ao processo antecedente, causando impactos no efeito tarifário em -2,94%. Os custos de transmissão tiveram uma variação de -11,5% e foi o que contribuiu para um efeito médio de -1,95%, enquanto os custos com a compra de energia representaram um efeito tarifário de 1,47%.
Os componentes financeiros foi o que representou os 0,78% compostos na tarifa, com destaque para a neutralidade dos encargos setoriais, causando um efeito de -1,65% e reversão de risco hidrológico, com efeito de -2,93%.
Confira a lista de cidades comtempladas com redução nas tarifas:
Arapaí, Areias, Atibaia, Bananal, Bom Jesus dos Perdões, Campos do Jordão, Cunha, Igaratá, Ilhabela, Joanópolis, Lagoinha, Lavrinhas, Natividade da Serra, Nazaré Paulista, Paraibuna, Piquete, Piracaia, Queluz, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, Silveiras e Ubatuba.