O mercado de energia solar está crescendo bastante no país e por isso alguns postos de trabalho passaram a ser mais requisitados pelo mercado de trabalho, como o instalador/montador de sistema fotovoltaico. Esse profissional é responsável por fixar e realizar as manutenções das estruturas utilizadas que geram energia solar e para garantir seu funcionamento de acordo com as normas NR10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) e NR35 (Trabalho em Altura).
Recentemente, o engenheiro elétrico Glauber Souza concluiu o curso de Montador de Sistemas Fotovoltaicos, que é oferecido pelo Sistema Municipal de Intermediação de Mão de Obra de Salvador (Simm) incluso no programa Treinar para Empregar. Embora ele já tivesse conhecimento teórico na área da energia solar, ele não tinha muita prática para atuar no setor.
“Tenho uma base teórica devido à faculdade de Engenharia Elétrica, porém na sala de aula a gente não tem muita prática. Precisamos buscar outros cursos de qualificação para adquirir essa prática que falta, sobretudo de atividades mais específicas. Vejo que essa área da energia fotovoltaica está crescendo muito e requerendo mão-de-obra qualificada. Achei que era uma boa oportunidade”, conta o Glauber.
O engenheiro disse que, depois de pesquisar sobre o segmento, concluiu que as empresas de instalação de sistemas fotovoltaicos têm seu foco na parte comercial, ou seja, em vender o material, e optar por terceirizar a montagem dos equipamentos. Por isso, ele pensa que futuramente possa criar sua equipe de instaladores.
“O engenheiro tem uma visão um pouco mais de projeto e planejamento. E pesquisando esse mercado foi que entendi que precisava da prática para formar uma equipe e prestar serviços para empresas, o B2B [Business to Business]”, completou.
De acordo com Ivan Euler, titular da Secis, a taxa de empregabilidade dos alunos certificados no mesmo curso feito por Glauber é de 90%. A gestão municipal tem intenção de formar 300 novos profissionais até o final do ano.
Os que se interessarem em participar do curso podem acessar o site do Treinar para Empregar (treinarparaempregar.salvador.ba.gov.br) para obter mais informações.