Na última segunda-feira, 19 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a população brasileira é “assaltada” pelos intermediários da cadeia de geração de combustíveis no Brasil. “Acho que a Petrobras tem que tomar uma atitude, sobretudo o óleo diesel, a gente precisa vender para os grandes consumidores direto […] porque o povo é, no fundo, assaltado pelo intermediário. Ele é assaltado e a fama fica nas costas do governo”, disse Lula no evento da estatal, no Rio de Janeiro.
No entanto, Lula não revelou que 45,5% do valor final da gasolina é contido pela parcela da estatal e impostos federais. Em relação ao diesel, a parcela corresponde a 51,7%.
Em relação aos estados, a arrecadação de impostos acontece por meio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). No dia 1º de fevereiro, o tributo sobre a gasolina cresceu em R$ 0,10 por litro, chegando a R$ 1,47. O diesel teve um aumento de R$ 0,06 por litro, partindo para R$ 1,12.
O que influencia no preço do combustível no Brasil?
A mistura de etanol anidro e biodiesel que é obrigatória também tem influência nos valores, que também são afetados por motivos sazonais, como a safra de cana-de-açúcar e as condições do mercado.
“O preço do biodiesel é muito maior que o diesel A vendido pela Petrobras. Se, provisoriamente, reduzir o teor de biodiesel no diesel, este impacto poderá ser anulado. Isso permitiria ainda um aumento na arrecadação do Governo, visto que o PIS/COFINS do diesel é bem maior que do biodiesel”, disse o presidente-executivo da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (ABICOM), Sérgio Araújo.
O transporte e a margem de lucro dos revendedores são inclusos no fornecimento e revenda. Essa parte é atingida pelos custos logísticos, que podem impactar o preço que o consumidor paga na bomba.
Em comunicado, a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (FECOMBUSTÍVEIS), órgão que integra 34 sindicatos patronais e representa em torno de 45 mil postos de combustíveis, afirmou que a cadeia produtiva dos combustíveis tem um “funcionamento complexo” que não é muito conhecido pela sociedade e pelos governantes do Brasil.