O GNV (gás natural veicular) se posicionou como o combustível mais competitivo e econômico no estado do Rio de Janeiro, em comparação com os demais. Levando em consideração a média de valores determinados nos postos, quem usa GNV acaba economizando em torno de 50% sobre o etanol e a gasolina. Além disso, quem escolhe o combustível também recebe por direito um desconto correspondente a 62,5% no IPVA.
No primeiro sábado do mês, 1 de fevereiro, a tarifa do GN no estado do Rio foi reduzida, já o diesel e a gasolina apresentaram uma alta. Em relação ao GNV, a redução correspondeu a 3,97% na área da Ceg (Região Metropolitana) e 0,23% na área da Ceg Rio (interior do estado).
Hoje, um carro popular viaja em torno de 14 quilômetros com 1 m³ de gás natural veicular, percorrendo sete quilômetros com 1 litro de etanol e 10 quilômetros com 1 litro de gasolina. Além de apresentar uma economia para o bolso dos motoristas, o GNV ainda é mais sustentável, porque emite em torno de 25% menos CO2 (dióxidos de carbono) do que a gasolina e o diesel.
Para conseguir calcular o rendimento e economia com de uso do GNV, a Naturgy fornece em seu site um aplicativo web, chamado de Simulador de Economia. Além disso, o motorista também pode ter um aplicativo para celular, intitulado de Simulador GNV, que mostra a localização de postos de abastecimento com esse tipo de combustível.
Novo auxílio de gás de cozinha do governo Lula
A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende dar início ao programa Gás para Todos, que vai substituir o Auxílio Gás, em abril de 2025. Para que isso aconteça, os ministérios da Fazenda e de Minas e Energia estão alinhando os detalhes finais do novo modelo, que está incluindo a definição de um valor de referência para o subsídio dos revendedores de gás. Essas informações são da Folha de São Paulo.
O benefício vai ser incluso no orçamento do ministério de Minas e Energia, porém o propósito é que programa seja direcionado em parceira com a Fazenda. Em 2024, o Planalto sofreu críticas por planejar o Gás para Todos com recursos que não passavam pelas contas do Tesouro, ficando de fora da trava de crescimento de despesas, por isso o programa foi reavaliado.