Um volume superior a 1,3 milhão de famílias baianas poderão ter até 65% de desconto na conta de luz desse ano, de acordo com uma projeção da Neoenergia Coelba. O desconto é dado para pessoas que estão inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e que tem o NIS (Número de Identificação Social) ou NB (Número do Benefício).
O relatório feito pela concessionária baseado nos dados encaminhados para o Ministério da Cidadania e pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Hoje, a Neoenergia Coelba tem 1,7 milhão de famílias com cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica.
Sabendo que este é um direito dos consumidores, a distribuidora faz o cadastro proativo de famílias no programa todo os meses. Ano passado, 477 mil pessoas foram cadastradas pela concessionária automaticamente.
Requisitos do programa social
Os requisitos para ser cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica não são apenas para o titular da conta, é valido para todos os moradores da residência. Em casos em que quem é beneficiado pelo programa social não é o titular da fatura, é preciso que o consumidor procure a concessionária e converse sobre a situação. Além de que, o consumidor que possui cadastro no programa não fica inválido para nenhum outro benefício do governo federal.
A solicitação da Tarifa Social pode ser realizada através do WhatsApp da Neoenergia Coelba (71 3370-6350), no site oficial e nas lojas de atendimento presencial. Somente com a numeração do NIS, o cliente poderá pedir o benefício à distribuidora. Vale lembrar que não tem validade no prazo para solicitação.
O cliente pode fazer o cadastro a qualquer momento para utilizar o benefício, desde que encontre os pré-requisitos de classificação, esteja com a documentação necessária e o pedido do benefício seja validado. Importante lembrar que o desconto não é cumulativo. Se duas pessoas da mesma família tenham o NIS ou o NB, somente uma vai poder se inscrever na Tarifa Social.