O EAST (Tokamak Supercondutor Avançado Experimental), intitulado de “sol artificial” da China, atingiu um marco histórico ao conseguir se manter operando em plasma em confinamento de eficiência elevada por 1.066 segundos na última segunda-feira, 20 de janeiro. Este evento bateu o recorde mundial anterior, o que representa um avanço importante na procura por energia limpa através da fusão nuclear.
O propósito do “sol artificial” é reproduzir o processo de fusão nuclear do Sol, fornecendo uma fonte de energia interminável, sustentável e limpa para o mundo. Além disso, essa tecnologia tem a possibilidade de abrir portas para explorações no espaço além do sistema solar.
A feito de 1.066 segundos de operação estável está sendo considerada um marco significativo no estudo global em fusão nuclear. A marca foi atingida pelo Instituto de Física de Plasma da Academia Chinesa de Ciências (ASIPP), que ultrapassou o recorde anterior de 403 segundos, também realizado pelo EAST em 2023.
De acordo com especialistas, para que a fusão nuclear seja possível como fonte de energia elétrica, é preciso:
- Alcançar temperaturas maiores que 100 milhões de graus Celsius.
- Manter uma operação estável por longos períodos.
- Assegurar a controlabilidade do plasma no processo.
O diretor do ASIPP, Song Yuntao, disse que a operação constante do plasma por milhares de segundos é essencial para que futuras usinas de fusão nuclear produzam energia de forma sustentável. “O novo recorde é um marco significativo para o desenvolvimento de reatores de fusão”, afirmou Song.
Desde que começou a operar em 2006, o EAST funciona como uma plataforma de testes aberta para diversos pesquisadores e cientistas chineses e internacionais fazerem experimentos de fusão nuclear. O chefe da divisão de Física e Operações Experimentais do EAST, Gong Xianzu, disse que as recentes otimizações, como no sistema de aquecimento, foram contribuintes para o recorde.
“O sistema de aquecimento, equivalente a quase 70.000 fornos de micro-ondas, agora dobrou sua capacidade de saída, mantendo estabilidade e continuidade”, disse Gong.