O custo no gás natural vai ter uma diminuição de em torno de 4% a partir do mês de fevereiro. A Naturgy afirmou que a redução está relacionada a queda de preço da Petrobras.
A queda para clientes situados na Região Metropolitana do Rio vai em média de 1,78% para o setor residencial, de 1,85% para o segmento comercial, de 3,97% para os postos de GNV e de 3,76% para o setor industrial.
Para os consumidores que vivem no interior do estado, a queda vai ser de 0,48% para o setor de residências, 0,56% para o setor comercial, 0,23% para postos de GNV e 0,18% para o segmento de indústrias.
A baixa deverá beneficiar em torno de 1 milhão de consumidores que utilizam o gás em sua residência, no comércio e no transporte.
As entidades de defesa do consumidor estavam esperando um período de crescimento no fornecimento de gás no estado, que acabou não acontecendo.
Segundo a Naturgy, o Rio de Janeiro é líder na utilização do GNV nos carros, com implementação de 1,7 milhão de automóveis e 700 postos instalados.
Mercado de energia é destaque no Brasil
O mercado de energia está se destacando no Brasil como um dos mais populares do país. De acordo com dados da ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), apenas em 2023, o mercado livre de energia obteve um aumento de 23% e estimulou a um nível anual recorde de R$ 48 bilhões de economia nos custos com energia elétrica.
Companhias como a Matrix Energia fornecem para sua empresa e sua residência alternativas renováveis para conseguir economizar na fatura de energia, sem mudar o seu consumo, com um projeto completo, que engloba tanto o contrato de fornecimento de eletricidade quanto a gestão da eficiência energética do seu sistema.
Essas alternativas viabilizadas pelo aumento do mercado de energia podem fazer com que as contas de luz até 35% mais barata mensalmente para companhias, e até 20%, no caso do cliente (pessoa física).